Rute Martins

Origem: Alenquer

Géneros: órgão

Partilhe esta página

Rute Martins nasceu em 1972 e é natural de Alenquer. Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa em 1987, data em que começa a estudar Órgão sob a orientação do Professor Antoine Sibertin Blanc. Mais tarde ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa, terminando a Licenciatura em Órgão no ano de 1999, sob a orientação do mesmo Professor.

Para além da atividade de Docente tem realizado como concertista vários recitais a solo e com outras formações instrumentais, nomeadamente no “Festival de Música em Leiria” em 1999, onde foi estreada a obra “laudate dominum”, para Coro, Órgão e fita magnética, do compositor Pedro Rocha. Para além dos concertos realizados no País, mais concretamente nos

Açores, no Festival Internacional de Música de Santarém e nos concertos Non Stop na Sé de Lisboa.

Tem efetuado concertos com Corais e agrupamentos instrumentais pela Austria, Hungria, Bélgica e Alemanha. Realizou no “Festival Música em Leiria” em 2001, o Requiem de Fauré com o Coro do Orfeão de Leiria e com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

Recentemente trabalhou com o Coro “Regina Caeli” e Orquestra Sinfonietta, acompanhando os solistas Isabel Alcobia e António Salgado, realizando concertos na Igreja de S. Roque, Mafra e Barreiro.

Ministrou os Cursos das Semanas Gregorianas nos anos de 1999 e 2000.

É Docente na Classe de Órgão da Escola de Música do Orfeão de Leiria, Escola de Artes SAMP e Escola de Música do Choral Phidélius. É Organista na Igreja Evangélica Alemã de Lisboa.