Rafael Araújo

Origem: Aveiro

Géneros: maestro

Partilhe esta página

Iniciou os seus estudos musicais com 5 anos de idade tendo estudado piano com uma professora particular. Ingressou na Academia de Música Fernandes Fão com 12 anos de idade onde estudou piano com diversos professores. Realizou masterclasses de piano com Luís Pipa, Álvaro Teixeira Lopes e Rudolfo Rubino. Licenciado pela Universidade de Aveiro em Direção, Teoria e Formação Musical. Prosseguiu os estudos na Hochschule für Musik Kalsruhe, Alemanha, Direção Coral com Frank Leenen, Dieter Kurz e Stephman Hoffmann e Direção de Orquestra com Andreas Weiss, Formação Auditiva com Michael Reudenbach, tendo terminado com a classificação máxima.

Mestre em Ensino da Música, vertente de Formação Musical pela Universidade de Aveiro. Tem realizado diversas masterclass de Direção Coral e Orquestra com Javier Castro e Jean-Sébastien Béreau. Participou na International Conducting Masterclass com a Berliner Symphoniker orientada pelo maestro Lior Shambadal. Como compositor participou em diversos concursos nos Estados Unidos, Holanda, Itália, tendo já obras estreadas na AMFF em Vila Praia de Âncora (2011), Festivais de Outono em Aveiro (2012), Festivais Percursos da Música (2014). Participou no Programa Internacional do Ensino da Música em Gröningen, Holanda. Tem realizado algumas conferências sobre o ensino da música nas crianças.

Atualmente é professor e pianista acompanhador no Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes. Desenvolve regularmente projetos e obras didáticas para crianças, como por exemplo, Requiem para um gato (2014), Um Conto Mecânico (2015), Dronofonia (2016). É maestro do Royal Voices Choir e maestro adjunto do Coro do Orfeão de Leiria.