Orquestra Sinfónica de Leiria

Origem: Leiria

Géneros: orquestra

Partilhe esta página

CULTURA: Coro do Orfeao de Leiria; Coro de Camara do Orfeao de Leiria; Spatium Vocale e Orquestra Sinfonica de Leiria com direccao de Rodrigo Queiros e Joao Batista Branco. Solistas Ana Maria Lopes, Claire Santos, Sara Silva no canto e Andre Almeida Ferreira, Ricardo Pereira e Andre Tempera na Guitarra. Integrado no 30 Festival de Musica em Leiria.Igreja do Convento da Portela em Leiria. Domingo, 10 Junho de 2012.(FOTO: IMAGEREPORTER/SERGIO CLARO)

Orquestra Sinfónica de Leiria

 

Em Abril de 2008 nasce a Orquestra Sinfónica de Leiria, cuja direção artística foi partilhada (na fase de lançamento) pela professora Sandra Martins (também diretora pedagógica da Escola de Música do OL CA, EMOL) e pelo maestro Alberto Roque, seu maestro principal. Ostenta o nome da sua cidade, Leiria, a exemplo de congéneres de escolas e universidades inglesas e americanas. Este grupo é constituído pelos alunos mais qualificados, por professores instrumentistas da EMOL e ainda por outros profissionais convidados. A sua estreia absoluta foi a 4 de Abril de 2008 na Igreja do Convento da Portela em Leiria, dirigida pelo maestro Alberto Roque. Seguiu-se uma série de concertos em Óbidos, Pombal e Figueira da Foz, regida nestes outros pelos maestros Nikolay Lalov e Luís Casalinho e, tocando obras de John Williams e George Gershwin. Neste ano integra o programa do Festival Música em Leiria num concerto coral sinfónico com o Coro do Orfeão de Leiria, dirigida pelo maestro Jorge Matta. Seguem-se várias apresentações na região centro sob a orientação do maestro Jean Sébastien Béreau.

Já em 2011 realizou um estágio na Páscoa, com concerto final em Montemor-o-Velho, e interpretou «Glória em Ré Maior RV 589», de António Vivaldi, em Leiria, com o Coro de Câmara do Orfeão de Leiria.

Em 2012 voltou a participar no Festival Música em Leiria, com direção de Rodrigo Queirós, maestro titular, e João Baptista Branco, num concerto coral sinfónico.