José António Lopes

Origem: Leiria

Géneros: saxofone

Partilhe esta página

Natural de Arrabal-Leiria, inicia os seus estudos musicais aos 11 anos. No Conservatório Nacional de Lisboa, conclui o curso Complementar de Saxofone na Classe do professor Vítor Santos (1989) e, em 2001, a Licenciatura em Saxofone na Escola Superior de Música de Lisboa.

Estudou ainda, na modalidade de Master Class, com o Quarteto de Saxofones de Amesterdão, o Rascher Saxophone Quartet, os professores René Decouais, Jean-Yves Fourmeau, Daniel Deffayet e Peter Röbke.

Como docente, lecciona Saxofone, desde1990, na Escola de Música do Orfeão de Leiria, tendo colaborado, no passado, com os Conservatórios Regionais de Torres Vedras, Figueira da Foz, Coimbra e Tomar. Tem orientado diversos cursos de Master Class destinados a jovens saxofonistas. Pertence ao quadro do Agrupamento de Escolas da Batalha onde, desde 1988, é professor de Educação Musical, entre outras áreas curriculares.

Como saxofonista, pertenceu à Banda de Música da Força Aérea Portuguesa (1982 – 1986) e tem integrado diversas orquestras ligeiras e sinfónicas entre as quais a Asta’s 64th World Travel Congress, a Orquestra Sinfónica de Moscovo, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Sinfónica de Lisboa, a Filarmonia das Beiras e a orquestra Gulbenkian. Para além do Quarteto de Saxofones Saxofínia de que é fundador, colabora ainda, com outros projetos musicais, com destaque para a Orquestra de Jazz de Leiria e, desde a sua fundação (1998), os Concertos Para Bebés. Ainda como instrumentista, tem dado o seu contributo para vários projetos discográficos, abrangendo diversos estilos musicais.