Alberto Roque

Origem: Leiria

Géneros: saxofone

Partilhe esta página

Iniciou os seus estudos musicais na SAMP, Pousos – Leiria. Em 1991 concluiu o curso complementar de Saxofone no Conservatório Nacional de Lisboa na classe do Prof. Vítor Santos e em 2005 a Licenciatura em Saxofone na Escola Superior de Música de Lisboa.

Em 1998 licenciou-se em Direção de Orquestra na classe do Prof. Jean-Marc Burfin, na Academia Nacional Superior de Orquestra, e nesse mesmo ano foi-lhe atribuído o 1º Prémio do Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra.

Em 2001 obteve o grau de Perfectionnement, na classe de Direção de Orquestra do Maestro Jean-Sébastien Béreau, no Conservatório de Dijon (França).

Assumiu em 2004 a direção da Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, onde exerce também funções de direção do Ensemble de Saxofones e Camerata de Sopros Silva Dionísio. É também professor de direção e coordenador da licenciatura em Direção de Orquestra de Sopros.

Como maestro convidado dirigiu a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Algarve, Orquestra das Beiras e recentemente dirigiu a Banda Sinfónica Municipal de Madrid.

Desenvolve ainda uma atividade de saxofonista no Quarteto Saxofínia, do qual é membro fundador e no projeto “Concertos para bebés” de Paulo Lameiro.

É membro da CBDNA e da WASBE e integrou a Artistic Planning Committee da 15ª Conferência da WASBE realizada em Taiwan em Julho de 2011.